Cursos
Marchetaria ilustrada com Karina Figueiró & Graziella Mattar – Sesc Pompeia
O foco deste curso é penetrar no universo da marchetaria através da ilustração.
Abordaremos questões relativas a criação, desenvolvimento, materiais e técnicas de ilustração. E em um segundo momento produziremos a ilustração em marchetaria.
Ao longo do curso, conheceremos um pouco sobre a técnica da marchetaria, faremos um reconhecimento das ferramentas e dos tipos de madeira e teremos uma experiência prática de todos os procedimentos, desde passar o desenho para madeira, recortar, montar, colar, dar acabamento até a produção final da peça.
A ideia é que cada participante saia do curso com a sua própria ilustração aplicada a uma peça de arte em marchetaria.
Acompanharemos e ofereceremos os recursos para que cada aluno desenvolva seu próprio projeto.
Com Crianças – Criação de Brinquedos e Engenhocas em Marcenaria
O objetivo da oficina é incentivar a autonomia e criação de cada criança orientando-a no processo de criação que começa na escolha e planejamento de um projeto, na prática manual, na utilização das ferramentas, escolha de materiais e conquista de novas habilidades e termina na satisfação da criança em construir seu próprio brinquedo.
Em um espaço criativo com bancadas, painéis de ferramentas, materiais diversos a criança tem a satisfação de em pouco tempo construir seus próprios brinquedos e engenhocas como carrinhos, pranchas de surf, bonecos, piões, robôs e tantas outras possibilidades que surgem toda vez que deixamos a criança livre para criar.
Imagens Casa Redonda Centro de Estudos e Irradiação da Infância e Escola Aberta Navegar
Madeira Entre Linhas Marchetaria Bordada
A madeira que normalmente é percebida como um material rígido por natureza é exposta com toda a sua fragilidade e inacabamento.
Nesse curso, a flexibilidade e soltura das linhas transpassam e costuram os buracos e fendas da madeira.
As linhas e a madeira dialogam com maleabilidade, criando imagens e movimentos.
Território de Criações
Inspirado na estética, na força e no significado de mantos e vestes que emergem em diferentes culturas (como por exemplo na cultura indígena ou na cultura popular brasileira), evocamos nossas mais elevadas qualidades na confecção de nossos próprios mantos e vestes, utilizando tecidos, folhas, penas, pinturas e outras materialidades da natureza.
Utilizamos como ferramentas a pintura livre e a criação com elementos da natureza em um espaço/instalação que convida à expressão pessoal e autoral de cada um sustentada por contornos coletivos. Uma construção tecida individual e coletivamente na qual desenvolvemos um olhar sensível para a arte a partir do fazer, da natureza e das narrativas e simbologias dos povos brasileiros, que estão encarnadas e entrelaçadas em cada um de nós.
Um convite para adultos e crianças de todas as idades.