Infância Guarani
Kyringue Arandua
Infância Viva Guarani
Lugar de preservar, fortalecer e transmitir os saberes e brincares ancestrais da cultura da infância Guarani.
Vídeos realizados pela Filmes do Fogo
A construção do espaço de convivência das crianças surge dos sonhos de Silvana Mindua, mulher indígena Guarani, mestranda em educação infantil pela UFSC.
Com um olhar atento e sensível aos gestos de cada criança, Mindua pesquisa a travessia das brincadeiras, tradições e costumes dos tempos antigos até os tempos atuais. Mantém viva a cultura da infância Guarani, através do elo entre a sabedoria tradicional dos anciões e a primeira infância.
Ao partilhar desse sonho comigo desenvolvemos juntas esse projeto de escola viva – Kyringue Arandua, na aldeia Yynn Moroti Whera, em Biguaçu, Santa Catarina. O espaço físico é território e mãe ancestral, aninhando as crianças da aldeia, suas mães e familiares.
Cada detalhe da construção foi realizado coletivamente a muitas mãos, com materiais naturais, técnicas tradicionais e muito amor. Ali as crianças são livres, brincam e fortalecem suas raízes, essência e cultura.
Kyringue Nheovangaa Arandu
Infância Guarani e Brincadeiras
Pesquisa realizada junto aos anciões de seis aldeias Guarani na região de Florianópolis, ao longo do ano de 2023, em encontros de escuta e observação do jeito de ser criança guarani.
A pesquisa registrou brincadeiras tradicionais, o livre brincar e o fio que conecta a cultura dos anciões com as crianças Guarani de hoje em dia, sempre numa relação intrínseca com a espiritualidade, a cosmovisão guarani e no desenvolvimento permanente do equilíbrio de corpo, mente e espírito.
Como resultado publicamos um livro bilingue (guarani/português) que sistematizou esses saberes e viveres dos mais antigos e das crianças através da escrita, ilustração e fotografia.