Projetos
Agricultura Ancestral
Mba’e Renhoi Mbya Reko Pygua
Sementes Vivas Guarani
Implementação das roças comunitárias, das roças nos quintais das anciãs, de um viveiro de mudas nativas e frutíferas, de canteiros de ervas medicinais, bem como a realização da cerimônia do Nhemongarai ( batismo do milho e nomeação das crianças) na aldeia Yynn Moroti Wherá.
Através da agricultura ancestral o povo guarani fortalece uma valiosa sabedoria e guarda a memória viva de seus anciões.
Instituto Zero a Seis
Politicas Públicas voltadas para Primeira Infância e Cultura de Paz
Projetos elaborados tanto para os setores públicos como privados, ações direcionadas a pais, familiares, cuidadores e educadores, como também propostas voltadas às empresas que visam cuidar, estimular, orientar e proteger nossas crianças visando compor uma sociedade mais justa e equilibrada.
A primeira Infância é a que fica
Suporte técnico aos gestores públicos, empresas e instituições na implantação de projetos voltados à Primeira Infância.
Programa desenvolvido pelo ZAS que visa auxiliar os gestores públicos na implementação de projetos voltados à Primeira Infância. Proporcionamos suporte técnico, formação, capacitação dos agentes que lidam com as crianças do município, alcançando também pais e cuidadores. A implantação dessas ações será sempre adaptada as necessidades, a estrutura, as particularidades locais e aos recursos disponíveis.
A partir do apoio à governança, um trabalho de mobilização da população local é sempre empreendido, além da execução de atividades focadas na formação de profissionais vinculados à rede de atendimento às crianças visando compor e implantar programas e políticas públicas em prol da infância.
Os objetivos:
- Sensibilizar os gestores e a população da cidade sobre a importância do investimento na primeira infância como fator determinante no desenvolvimento humano, social e econômico.
- Reforçar a importância do trabalho intersetorial e multidisciplinar como condição básica para atender à criança de forma integral.
- Destacar a relevância da participação popular na criação, na possível implementação e no acompanhamento de um o PMPI – Plano Municipal pela Primeira Infância.
- Destacar a importância da capacitação em primeira infância, principalmente dos pais, educadores e agentes sociais.
Educando para o Futuro
Formação de agentes sociais: CRAS, CREAS e Conselhos Tutelares.
O conjunto de serviços sócio-assistenciais que compõem o Sistema Único de Assistência Social – SUAS – no país é direcionado para todos: pessoas de qualquer idade ou famílias que se encontram em situação de privação, vitimização, exploração, vulnerabilidade, exclusão pela pobreza, risco pessoal e social.
Bem-Te-Vi
Ferramenta que mapeia as melhores práticas, programas e projetos direcionados à primeira infância, realizados por diversos municípios brasileiros.
Por meio da plataforma, qualquer pessoa pode conhecer algumas das melhores práticas pela primeira infância que estão sendo implementadas no Brasil. As iniciativas podem ser pesquisadas por estado ou por cidade. O objetivo é fomentar o intercâmbio entre os municípios, disseminando informações sobre projetos, serviços e programas realizados em prol da primeira infância. É, portanto, uma vitrine interativa dessas qualificadas práticas.
Formar para Educar
Ampliar e fortalecer o conhecimento de educadores infantis que trabalham em creches.
A proposta visa a ampliar e fortalecer o conhecimento de educadores infantis que trabalham em creches do bairro do Campo Belo (bairro da capital paulista) e do entorno.
Procurará compor uma capacitação integrativa e inclusiva para esses educadores, com o objetivo de aprimorar a qualidade de suas interações com as crianças, introduzindo práticas alinhadas às mais recentes descobertas da neurociência.
Praticas Zero a Seis
Mapeamento e difusão de práticas (programas, projetos, serviços e recursos) direcionadas à primeira infância, disponíveis na cidade de São Paulo.
A proposta pretende democratizar o acesso às informações sobre práticas centradas na primeira infância, disponibilizando essas referências às gestantes, às famílias e aos cuidadores de crianças de zero a seis anos, população especificamente reconhecida em situação de vulnerabilidade.
Pró-Bebê
Programa premiado no concurso Desafio de Impacto Social Google | Brasil, em 2014.
Aplicativo que envia informações objetivas e personalizadas sobre cuidados desde a gestação até os 18 meses de vida do bebê, passadas de forma regular e ajustadas a cada período do desenvolvimento da criança, por meio de mensagens para celulares.
ZAS Cuidar
Programa de capacitação de pessoas que se relacionam e cuidam de crianças na primeira infância.
Trata-se de um conjunto de meios e ações que viabilizam a transformação desses agentes envolvidos no cuidado das crianças de zero a seis anos em pessoas engajadas, conscientes e aptas a prover e promover o ambiente e recursos necessários ao pleno desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, emocionais, afetivas e sociais das crianças.
Campanhas
Vacinas Contra a Violência
O ZAS idealizou oito “vacinas sociais” que “aplicadas” na fase da primeira infância visam evitar o sofrimento e comportamentos violentos dirigidos às crianças, além de promover o desenvolvimento mental, emocional e de socialização do indivíduo.
Cinco Leis da Casa Segura
Medidas simples garantem a segurança das crianças. A agência de publicidade JWT criou campanha divulgando o projeto do Instituto Zero a Seis. Trata-se de um trabalho que alerta pais, familiares e cuidadores, orientando a todos sobre as mais adequadas e melhores condutas vinculadas à segurança durante a primeira infância.
Cartilha Prevenção de Afogamento de Crianças
O afogamento é a segunda causa geral de morte na faixa de 5 a 9 anos, e a terceira na faixa de 6 a 19 anos. Para tentar reverter essas estatísticas, o Instituto Zero a Seis, em parceria com a SOBRASA – Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático –, lançou uma cartilha que ensina como prevenir o afogamento de crianças
Castigos na Infância
No dia 14 de dezembro de 2010 foi aprovado o Projeto de Lei 7672/2010, que estabelece o direito de crianças e adolescentes serem educados livres dos castigos corporais ou tratamentos humilhantes. Pesquisa realizada pelo Instituto Zero a Seis ECGlobal,abordou questões sobre o uso de recursos abusivos na educação das crianças, ou sobre os adultos (quando eram crianças).